Dicas para otimizar seu release

Dicas para otimizar seu release

Conheça as técnicas usadas na redação do release que vão aumentar a chances de publicação na imprensa

O release (conhecido também como press release), é uma das principais ferramentas da assessoria de imprensa. É por meio desse instrumento que os jornalistas dos veículos recebem as primeiras informações sobre uma empresa. Para atrair a atenção da imprensa e também do público que acompanha os canais de jornalismo, é importante investir em algumas técnicas na hora de escrever o release. São elas:

1) Contextualizar: o release deve trazer dados, números do setor, infográficos par…a mostrar a importância daquele assunto e contextualizar a empresa cliente naquele cenário. Colocar a marca como um exemplo bem-sucedido e apresentar sua relevância nesse mercado: quais são as iniciativas do cliente, os lançamentos, os eventos, que possam demonstrar que ele se destaca em determinado segmento de atuação.

2) Conteúdo relevante e personalizado: fuja do lugar comum. Pesquise informações novas e que ainda não foram publicadas pela imprensa. Afinal, todo jornalista que se preze, adora um furo de reportagem!

3) Título criativo: lembre que seu release será apenas mais um na caixa de e-mails da redação dos veículos. Para que ele não vá para o “buraco negro”, pense num título bem chamativo, que atrai a atenção do receptor, para que ele abra sua mensagem e leia todo o release.

4) Palavras chaves/ tags: inclua palavras chaves (keywords) para que seu texto seja facilmente encontrado nos primeiros links em um site de busca. Vale a pena conferir também a ferramenta do Google chamada Adwords. Por meio dela, você consegue identificar quais palavras chaves os internautas procuram sobre de terminado assunto. No final do texto, insira tags relacionadas à temática abordada. Essa técnica irá elevar a visibilidade do seu release e vai facilitar o mecanismo de busca e, consequentemente, aumentará a quantidade de acessos.

5) Clareza e objetividade: essas são as principais características do texto jornalístico e devem ser mantidas na redação dos releases. Não esquece de incluir depoimentos dos porta-vozes da empresa, que servem para confirmar e dar veracidade às informações. Também tenha sempre na manga o depoimento de um personagem para ilustrar o texto. Eles também ajudam a comprovar, na prática, que aquilo que está sendo divulgado é verdade.

6) Descrição da Empresa: Lembre-se de colocar uma breve descrição de sua empresa, no final do texto. Esse texto descritivo é curto (no máximo dez linhas) e chama-se boierplate. Traz informações básica sobre a organização: data de fundação, mercado em que atua, quantas unidades possui, número de colaboradores, etc.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *