Dicas para otimizar seu release

Conheça as técnicas usadas na redação do release que vão aumentar a chances de publicação na imprensa

O release (conhecido também como press release), é uma das principais ferramentas da assessoria de imprensa. É por meio desse instrumento que os jornalistas dos veículos recebem as primeiras informações sobre uma empresa. Para atrair a atenção da imprensa e também do público que acompanha o jornalismo, é importante investir em algumas técnicas na hora de escrever o release. Confira a seguir quais são elas: 

 – Escreva o texto de acordo com a estrutura da notícia, como é publicada nos jornais: título, gravata e pirâmide invertida. 

Invista no lead. Normalmente, os editores costumam ler apenas o lead para medir o interesse pela pauta. Por isso, o parágrafo inicial deve ser bem escrito e trazer a essência da notícia: o que, quando, quem, onde (se houver espaço como e por que). O lead também apresentar um “gancho”. Palavras como “novo”, “inédito”, “lançamento” ajudam a despertar o interesse do jornalista. Outra dica é deixar bem claro quando os fatos ocorrem (exemplo: na próxima sexta, dia 25)

A pauta deve ter interesse público e interesse do veículo. 

Novidade: o release deve abordar, preferencialmente, assuntos que ainda não tenham sido publicados pela imprensa.

Infográficos e dados de pesquisas também costumam atrair a atenção dos jornalistas e aumentam as chances de publicação de uma notícia. 

Adequação: oferecer notícias adaptadas a cada veículo, programa ou editoria, aumenta o aproveitamento da pauta.

Exclusividade: se a informação é interessante e está sendo oferecida apenas para determinado jornalista ou veículo, terá preferência na publicação e provavelmente ocupe mais espaço que normalmente receberia.  

Vale ressaltar ainda que:

 1) O jornalista que receber o release poderá modificá-lo, utilizá-lo na íntegra, ou como ponto de partida para elaboração de uma matéria. 

2) As fontes citadas no release devem se comprometer a dar entrevistas. 

3) O jornalista do veículo é quem decide sobre o enfoque que será dado à informação divulgada no release. 

Você gostou desse conteúdo? Aproveite e deixe nos comentários suas dúvidas sobre a atividade de assessoria de imprensa. A ideia é usá-la como tema para a produção de novos conteúdos aqui no nosso blog. Participe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress